O que é Diabetes?

Home / O que é Diabetes?

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento da glicose (um tipo de açúcar) no sangue, o que é chamado hiperglicemia.

Para que as células das diversas partes do corpo possam utilizar glicose como fonte de energia, é necessário que ela esteja presente no interior da célula. A insulina, produzida pelo pâncreas, é o hormônio que promove a entrada de glicose na maioria das células. Uma falha na produção ou na ação da insulina resulta em altos níveis de glicose no sangue, levando ao diabetes (ver Tipos de Diabetes).

O que é diabetes

Sintomas do Diabetes: 

  • Poliúria (produção aumentada de urina);
  • Polidipsia (sede aumentada e aumento de ingestão de líquidos);
  • Polifagia (apetite aumentado);
  • Outros: perda de peso, fraqueza, fadiga e visão embaçada.

Sintomas

Diagnóstico de Diabetes: 

  • Glicemia em jejum maior ou igual a 126 mg/dL em duas ocasiões;
  • Glicemia maior ou igual a 200 mg/dL duas horas após 75g de glicose oral (dextrosol);
  • Nível plasmático de glicose aleatória acima de 200 mg/dL associado a sinais e sintomas típicos de diabetes.

Principalmente no Diabetes Tipo 1, a manifestação inicial do diabetes pode ser a cetoacidose diabética. Um estado raro, porém grave, é o estado hiperosmolar hiperglicêmico não-cetótico, que é mais comum em idosos com diabetes tipo 2 e é principalmente resultante da desidratação que acompanha a hiperglicemia acentuada.

Embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes mellitus, existem como tratamento vários medicamentos e mudanças alimentares e de hábito de vida que, quando feitos de forma regular e apropriada, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente diabético e reduzem a ocorrência de complicações crônicas da doença.