Lidando com o Diabetes

Home / Lidando com o Diabetes

O Diabetes é uma doença crônica que demanda muitos cuidados, tanto físicos quanto psíquicos. No entanto, ela é controlável e o diabético pode canalizar sua energia para conseguir assumir esse controle assegurando uma melhor qualidade de vida. Essa é uma decisão pessoal: quanto mais cedo o paciente fizer as mudanças necessárias, melhor se sentirá!

A adaptação às exigências do diabetes constitui-se num verdadeiro desafio, visto implicar um ajustamento a uma situação que exige alterações nas atividades da vida diária. Reações como negação, tristeza, confusão, constrangimento, raiva, ansiedade, desamparo e impotência são comuns, mas merecem ser escutadas e tratadas para que se possa chegar à adaptação e melhor relação com as restrições que se impõem.

O mais importante para lidar com tais sentimentos é que eles estejam claros para aqueles que os vivenciam. É também muito saudável procurar entendê-los, sem tentar reprimi-los. Alguns podem exigir cuidados imediatos, outros precisam ser vividos e compartilhados.

Estar sempre bem informado sobre a doença e sobre os cuidados necessários ajuda a não se impor limites além daqueles que são necessários. Neste sentido, o contato com outros pacientes com diabetes torna-se bastante proveitoso, além de propiciar uma rica troca de experiências. Como os aspectos emocionais têm uma grande relevância no Diabetes Mellitus, procurar um acompanhamento psicológico é de grande ajuda.