“DIET e LIGHT”: Entenda a diferença.

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 diet e light

Os termos “DIET” e “LIGHT” foram criados para facilitar e ajudar na identificação de diferentes tipos de alimentos.

Os alimentos diet se destinam a grupos populacionais com necessidades específicas e significa que o produto é isento de um determinado nutriente.

É importante que fique claro que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, podem não ser adequados para pessoas que querem emagrecer.

Um exemplo clássico é o chocolate diet que apresenta teor calórico próximo do chocolate normal. O chocolate diet pode ser indicado para as pessoas com diabetes, pois é isento de açúcar (carboidrato de absorção rápida), mas não para as que desejam reduzir o peso já que tem maior adição de gordura.

Já o produto light é direcionado a pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e apresenta redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias quando comparado ao produto convencional. A redução de calorias pode vir da diminuição no teor de qualquer nutriente (carboidrato, gordura, proteína, sódio).

 

 

Exemplo:

DIET

Balas sem açúcar

Capuccino sem adição de açúcar

Geléia sem adição de açúcar

Biscoito waffer sem adição de açúcar

LIGHT

Bolo light - com teor reduzido de açúcar

Açúcar light - com teor reduzido de açúcar e inclusão de adoçante

Margarina light – com teor reduzido de gordura

Refrigerante light - com teor reduzido de calorias pela retirada do açúcar (pode ser chamado também de diet)

 

PARA MINIMIZAR AS DÚVIDAS, NA HORA DA COMPRA, DEVE-SE SEMPRE LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS!