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ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE FÍSICA

 

  • Avise seu médico e sua nutricionista antes de iniciar qualquer programa de atividade física;

  • Medir a glicemia antes, durante e depois do exercício físico, caso use insulinas;

  • Glicemias menores que 100 mg/dl: comer 15 gramas de carboidratos antes de iniciar o exercício (01 barra de cereais, 01 copo de suco de frutas ou meio pão francês);

  • Glicemias acima de 250 mg/dl: NÃO praticar atividade física.

  • Ter sempre durante o exercício balas moles (3 a 4) ou similares (Gli Instan – glicose líquida) para ingerir, caso apresente sintomas de hipoglicemia (queda de glicose);

  • Caso ocorra hipoglicemia grave durante o dia, qualquer atividade física deve ser evitada nesta data (risco de outra hipoglicemia tão grave quanto à anterior);

  • Evitar o exercício físico nos horários que a insulina tenha maior ação (pico de insulina);

  • Não aplicar insulina na parte do corpo que será mais utilizada durante a atividade física (ex: não aplicar insulina nas pernas se for jogar futebol);

  • Fazer exercício com um companheiro ou professor de educação física que saiba que você tem diabetes e saiba o que fazer em caso de hipoglicemia ou hiperglicemia;

  • Utilizar meias e calçados apropriados para a prática de exercício.

Lembre-se: nunca pratique exercícios descalço!

  • Examinar os pés após o exercício e observar qualquer sinal de machucados.

  • Hidratar-se frequentemente, principalmente em dias de muito calor.

 

Agora que você já sabe o quanto a atividade física é importante e quais os cuidados necessários, não perca tempo: exercite-se!

Procure já seu médico e um professor de educação física e comece agora mesmo: mova-se e fique bem!