Aplicação de Insulinas com Caneta

Home / Aplicação de Insulinas com Caneta

1- Lave as mãos com água e sabão.

Aplicação

2- Separe a agulha e a caneta de insulina. Se caneta reutilizável, coloque o refil no corpo da caneta (instruções detalhadas sobre a colocação do refil constam no manual das canetas).

Aplicação

3- Se a insulina for de aparência leitosa deve-se homogeneizar a solução, antes da aplicação, movimentando levemente a caneta, por no mínimo 20 vezes, para garantir ação correta da insulina.

Aplicação

4- Limpe a borracha do frasco com álcool 70%.

Aplicação

5- Coloque uma agulha nova na caneta.

Aplicação

6- Rosqueie a agulha para caneta na ponta do refil e retire os protetores externo e interno.

Aplicação

7 - Selecione 2 unidades e pressione completamente o botão injetor. Repita a operação até o aparecimento de uma gota de insulina na ponta da agulha.

8- Limpe o local da aplicação com água e sabão ou álcool 70%. Espere secar.

Aplicação

9- Selecione o número de unidades de insulina necessárias. Faça a prega subcutânea, se necessária, e introduza a agulha com um movimento rápido, firme e leve. Injete a insulina e aguarde no mínimo 10 segundos antes de retirar a agulha para que toda a insulina preparada seja aplicada.

Aplicação

10- Após o uso, retire a agulha usando o protetor externo. Recoloque a tampa da caneta.

Aplicação

11- Após o uso, descarte a agulha em recipiente com paredes rígidas e com tampa. NUNCA COLOCAR ESTE MATERIAL EM LIXO DOMÉSTICO.

Aplicação

ATENÇÃO: O formato da caneta e dos refis varia entre os fabricantes. Desta forma, cada refil de insulina deverá ser usado somente em sua respectiva caneta.